data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Polícia Federal (divulgação)
O Rio Grande do Sul recebeu, no final da manhã desta quarta-feira, um lote com 135 mil vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira. Conforme o governo do Estado. A distribuição aos municípios deve acontecer entre quinta e sexta-feira. A prioridade dessa remessa é ampliar a vacinação dos idosos. A definição das faixas etárias a serem atendidas será realizada nesta quinta-feira em conjunto com os municípios.
VÍDEO: em carta, AVTSM pede que vidas perdidas não sejam banalizadas
O lote é composto por vacinas produzidas pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, que tem parceria no Brasil com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É a segunda remessa de doses da vacina que chega ao Estado. A primeira remessa chegou no dia 24 de janeiro, com 116 mil doses.
Com esse novo lote, já são 839,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Estado. Incluindo o recebimento desta quarta, são 251 mil doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca (que no Brasil tem parceria com a Fiocruz) e 588,4mil da CoronaVac (que tem acordo de produção no país pelo Instituto Butantan).
Entre os idosos, as faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada sobre projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa é uma definição que cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.
*colaborou Felipe Backes